Atrações do Entorno

    Campos de Goytacazes


Dos três municípios em que o parque está inserido, Campos dos Goytacazes é o maior. Sua rede hoteleira é bastante desenvolvida e, como uma cidade de médio porte, oferece ao turista inúmeras opções de restaurantes e lanchonetes.

A cidade tem diversos atrativos turísticos, entre eles a arquitetura religiosa, os prédios históricos, a Praia do Farol e o Caminho de Santo Amaro, longo percurso de peregrinação religiosa que reúne milhares de fiéis na data de 15 de janeiro.


  Foto : divulgação

O Cine Teatro Trianon foi inaugurado no dia 25 de maio de 1921 e reinaugurado em 1998. A obra de construção foi iniciada em 08 de agosto de 1919. O teatro é bem localizado e possui uma estrutura difícil de encontrar em teatros de cidades de interior. Grande, com cadeiras confortáveis, consegue receber grandes espetáculos de maneira fácil e organizada. Com capacidade de entorno de 1.000 espectadores, tem elevador parav pessoas com mobilidade reduzida, estacionamento  e um pequeno bar. 

  End. : Rua Mal. Floriano, 211, Centro, Campos dos Goytacazes.

  Tel. : (22) 2722-9738


  Foto : desconhecido

Construída em 1918, a Casa de Cultura Villa Maria é um órgão cultural da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Tem como objetivo divulgar a produção cultural regional, nacional e internacional, em suas diversas manifestações, além de promover e incentivar a transmissão de conhecimento e a valorização do patrimônio cultural e artístico nacional.

O prédio, em estilo eclético, oferece aos seus frequentadores vários ambientes, seja para o entretenimento, seja para a pesquisa e a educação: Fonoteca, Hemeroteca, Videoteca, Sala de Leitura, Sala de Projeção de Vídeos, Auditórios, Internet Comunitária, entre outros.

  Visitação : De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Aos sábados e domingos a visitação é apenas externa. 

  End. : Rua Baronesa da Lagoa Dourada, 234, Centro, Campos dos Goytacazes.

  Tel. : (22) 2725-7834 / 2726-4157


  Foto : Prefeitura de Campos

Construído em 1760 para ser moradia do fazendeiro e dono de engenho, José Carneiro da Silva - o Visconde de Araruama -, o Museu mostra a importância de Campos e região para o desenvolvimento econômico do país, principalmente entre o final do século XVIII e o início do século XX. O Museu funciona no Solar Visconde de Araruama, que foi restaurado.
 
Eclético, o local abriga a arte, a natureza, a ciência e a história. Um espaço reservado para a arqueologia expõe relíquias dos sambaquis, encontrados a partir da descoberta de um sítio arqueológico entre o Cemitério do Caju e o Rio Paraíba do Sul. A população de Campos e os turistas podem apreciar, utensílios de nativos que habitaram as terras Goitacá há centenas de anos.

  Visitação : De terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 14h. 

  End. : Rua Paul Percy HarrisPraça do Santíssimo Salvador, 40, Centro.

  Tel. : (22) 2728-5058


  Foto : desconhecido

O Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes, é considerado o edifício “mais monumental da cidade”. Sua arquitetura é inspirada no templo romano da ordem coríntia, com octastilo períptero (oito colunas na fachada e colunas em toda sua volta). Sua construção foi iniciada em 1921, paralisadas por 13 anos e retomadas em 1934 com sua conclusão em 1935, fazendo parte das comemorações do centenário da elevação da Vila à Cidade. Funcionou como Palácio da Justiça (Forum) até 2007, quando passou a pertencer ao Legislativo.

  End. : Avenida Alberto Torres, n° 334 - Centro - Campos dos Goytacazes.

  Tel. : (22) 2101-6350

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017